Nos diferentes enfoques das variáveis que interferem na qualidade de um vinho, temos o famoso terroir, termo francês que engloba tudo o que rodeia a área onde são plantadas as uvas.
Entende se por terroir a qualidade do solo, sub solo, clima, relevo, insolação drenagem subterrânea de agua e outras características dos vinhedos.
A rigidez com a manutenção do terroir interfere na adubação, colheita das uvas e, muitas vezes, nos processos de armazenamento.
Quando um enologo classico ou um consumidor ocasional relatam muitas das características do vinho, como: aroma, odor, alcool e taninos, esta apresentando particularidades extraidas pelas uvas do terroir, seja no plantio, cultivo ou amadurecimento.
A complexidade do terroir leva a safras mais salinas ou frutadas, bem como, pode acentuar os famosos taninos e interferir indiretamente no teor alcoólico.
Por isso, beber vinhos variados, comedida e regularmente, além de saudável, segundo trabalhos científicos, pode nos trazer lembranças e boas memórias gustativas.