O Teflon é o material de revestimento antiaderente mais comumente utilizado em panelas e demais utensílios de cozinha. Ele é um polímero sintético, chamado tecnicamente como politetrafluoretileno (PTFE), mas é mais conhecido pela sua denominação comercial Teflon.
O Teflon é aplicado nas superfícies de panelas de alumínio, onde após a secagem em altas temperaturas, o filme de PTFE é aderido ao metal.
Devido ao seu baixo coeficiente de atrito, este material possibilita praticidade na cozinha, já que seu revestimento evita que os alimentos queimem ou grudem no fundo da panela, facilitando ainda o processo de lavagem.
Apesar dos benefícios, muito têm se falado a respeito da liberação de substâncias tóxicas deste material durante o processo de cocção.
Acredita-se que cozinhar em panelas e recipientes de Teflon possa contribuir com uma ampla liberação de produtos químicos nocivos à saúde, como emissão de gases tóxicos e ingestão de partículas ultrafinas de PTFE, que podem ser soltas com o desgaste ou utilização de utensílios pontiagudos que danificam a superfície.
Embora se afirme que o PTFE seja biocompatível e inerte, existem dúvidas se sua ingestão é segura. Alguns estudos têm levantado que a aspiração ou ingestão destas partículas ultrafinas possam aderir ao revestimento de órgãos como estômago, rins e pulmão, com possível risco de lesão.
Por isso, mais estudos são necessários para verificar a segurança do Teflon de maneira mais clara e concreta.