A saciedade é uma perspectiva psicológica relacionada ao consumo de alimentos, que envolve a satisfação após a refeição considerando fatores como vontade de comer e a palatabilidade dos alimentos e suas características sensoriais. Essas características influenciam a velocidade com a qual o individuo ficará satisfeito com sua alimentação, sendo que, ao consumir alimentos de modo prazeroso, essa sensação chega mais rapidamente.
Já a saciação, por outro lado, está mais relacionada à sensação física de que a fome já não está mais presente e que o estômago está cheio. Essa sensação surge ao longo da refeição com sinais que o
organismo envia ao cérebro para notificar que há alimentos chegando ao estômago, até o momento que há o entendimento de que já é possível parar de se alimentar na refeição.
Ambas as sensações (saciação e saciedade) dependem da composição da refeição, da capacidade do indivíduo de entender os sinais de fome e saciedade/saciação que o organismo apresenta e estão ligadas ao final da refeição, fazendo com que o individuo se sinta de fato satisfeito com o que comeu.
*Desta forma, poderemos no planejamento da perda de peso, modificar o perfil dos alimentos às refeições, aumentando a saciedade e saciação e reduzindo a ingestão de calorias.*
Por outro lado, existem medicamentos que aumentam a saciação, por mecanismos fisiológicos e de mudança na motilidade gastrica que também podem reduzir a ingestão de alimentos.
*Então, na perda de peso não é "só fechar a boca"*.