O café é uma bebida feita com o fruto homônimo da planta cafeeiro, originária da Etiópia. Muito bem conhecida pelos brasileiros, é a bebida mais popular do mundo, com o consumo diário estimado em cerca de 2,25 bilhões de xícaras.
Mais do que uma bebida popular, o café tem se mostrado um potencial aliado da saúde cardiovascular de acordo com estudos.
Em uma pesquisa feita com mais de 500 mil participantes de 10 países europeus, avaliou-se a relação entre o consumo de café e a mortalidade dos consumidores. Os resultados encontraram uma relação inversa entre o consumo de café (com ou sem cafeína) e a ocorrência de doenças circulatórias e do trato digestivo. Os autores encontraram que os consumidores de café possuíam melhores indicadores de função hepática, de inflamação, de sensibilidade à insulina e melhor perfil lipídico, como maior concentração de colesterol HDL no sangue, fatores de fato associados com a menor ocorrência de doenças.
*São precisos mais estudos para identificar quais os compostos bioativos do café e em que quantidade promovem benefícios à saúde, além de ser importante ressaltar que o consumo da bebida com grandes quantidades de açúcares e gorduras pode comprometer seus efeitos positivos.*
Assim, a melhor forma de desfrutar o café é de maneira equilibrada e com moderação.