Dentre as inúmeras fake news sobre saúde e alimentação que circulam nas redes sociais, uma das que tem chamado muito a atenção do público é a famosa água alcalina, ou seja, com o ph (potencial hidrogeniônico) maior do que 7.
A promessa seria de que a ingestão dessa água com ph mais básico poderia ajudar a reduzir os radicais livres do organismo, colaborando na prevenção de doenças e atuando contra o envelhecimento.
O fato é que o que determina a acidez do nosso sangue não é o alimento ou líquido que ingerimos, mas sim um fino mecanismo fisiológico, mediado especialmente pelos nossos pulmões e rins.
Ainda nesse sentido, mesmo que alguém venha a consumir a água alcalina, ao chegar no estômago, esse ph se torna ácido naturalmente, devido a presença de ácido clorídrico, que faz parte do suco gástrico responsável pela digestão.
Além disso, o controle da produção e neutralização de radicais livres deve-se ao sistema antioxidante do próprio organismo humano, além do auxilio de nutrientes que possuem essa atividade, como vitaminas e minerais.
Junto a isso, uma dieta balanceada, que priorize a ingestão de alimentos in natura e pouco processados, sem exagero no consumo de açúcar, sal e gorduras, é o que colabora para reduzir condições que propiciem o processo de inflamação e estresse oxidativo.