logo IMeN

ASSOCIAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA DIETA E A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DE...


ASSOCIAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA DIETA E A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DE PROJETO DE MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA.

FIORAVANTE, M.; SALES, M.D.; MECCA, M.S; RINALDI, A.E.M; MOTA, J.F.; BURINI, R.C.   
Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição- FMB-UNESP/SP. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Introdução: A qualidade da dieta pode influenciar a composição corporal e, conseqüentemente, o aparecimento das doenças crônicas não-transmissíveis. Objetivo: Associar a qualidade da dieta com a densidade corporal e composição adiposa de indivíduos adultos participantes do projeto de mudança de estilo de vida “Mexa-se Pró-saúde”. Casuística e Métodos: Foram avaliados 90 indivíduos adultos (média: 54 ± 11,9 anos), de ambos os sexos. A ingestão alimentar foi calculada pela análise do recordatório de 24 hs com auxílio do Software Nutwin e a classificação da dieta foi feita de acordo com a pontuação do Índice de Alimentação Saudável adaptado (IASad) (<70 pontos: dieta de baixa qualidade; 70-100 pontos: precisando de melhorias e >100 pontos: dieta de boa qualidade). Para a análise da composição corporal, foram mensurados peso e altura, para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e bioimpedância elétrica para determinação do percentual de gordura (%G). A análise estatística foi descritiva para o cálculo de prevalência e utilizou-se correlação de Pearson para os demais resultados. Resultados: A média de IMC foi de 29,8 ± 5,4 kg/m2 e IAS de 82,5 ± 16,6 pontos. Houve correlação inversa entre o IMC e o IASad (r=-0,32; P= 0,0059) e entre a %G e o IASad (r=-0,31; P= 0,034). A ingestão de gordura total esteve positivamente associada a %G (r=0,44; P=0,0013). Não houve diferença estatística entre a ingestão percentual de açúcar e %G. Conclusão: A ingestão de dietas de má qualidade está associada ao maior IMC e %G, enquanto que a ingestão de gordura parece estar mais relacionada com o aumento da gordura corporal que a ingestão de açúcar. CAPES, CNPq, FAPESP.

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br