logo IMeN

Alimentação e Nutrição na Gestação

Grávida? Saiba o que não pode mais comer

 

Nutricionista Anna Castilho

 

As preocupações e dúvidas das futuras mamães, principalmente as de primeira viagem, sobre o que não podem comer neste período deve fazer parte da sua nova rotina.

Uma boa alimentação durante a gestação previne a mãe de patologias que podem aparecer e é imprescindível para o desenvolvimento, saúde e ganho de peso adequado do bebê.

Existem alimentos que a grávida deverá evitar durante toda gestação para que seu bebê seja saudável.

Alimentos que a grávida não pode comer

- Cafeína

A cafeína é um estimulante que existe naturalmente em vários alimentos, no café, no chá preto (verde e branco), nas bebidas energéticas, nos refrigerantes a base de cola e no chocolate. Embora as evidências nos estudos sejam conflitantes, acredita-se que altas quantidades de cafeína (superior a 300mg/dia) durante a gravidez, estejam associadas com baixo do recém-nascido e, em alguns casos, aborto espontâneo. Além disso, altas doses de cafeína podem causar: insônia, irritabilidade, dores de cabeça, desidratação, etc.

- Alimentos que podem conter salmonela
Ovos crus ou qualquer comida que contenha ovos crus ou parcialmente cozidos como maionese caseira, mousse, fios de ovos, manjar, pudim, creme bûlée e também carne de ave malpassada, marisco cru e sorvete pastoso de máquina.

- Peixes com altos níveis de metilmercúrio: cação, peixe-espada e marilim.

- Moderar o consumo de açúcar (sorvetes, doces, bolos, pudins e geléias) e alimentos gordurosos (manteiga, molhos prontos para salada ou a base de queijo, queijos amarelos, frios, creme de leite, biscoitos, caldo de carne e caldas). Apesar de fornecerem nutrientes, são excessivamente energéticos e calóricos.

- Alimentos diet sem açúcar e com adoçantes artificiais.

Os adoçantes artificiais como o aspartame ( em excesso), encontrado em diversos produtos industrializados podem ultrapassar a barreira placentária e interferir no desenvolvimento neurológico do bebê. Portanto, preste atenção no rótulo e prefira adoçantes à base de frutose, sucralose ou stévia, que não são absorvidos pelo organismo.

- Alimentos que podem conter níveis elevados de listeria
Queijo Camembert e Brie, patês frescos, carnes cruas e malpassadas, legumes e verduras mal lavados.

- Alimentos que podem conter o parasita da toxoplasmose
Carnes cruas e malpassadas, legumes e verduras mal lavados, carne de porco, leite de cabra não pasteurizado e derivados.

- Alimentos que contêm grande quantidade de vitamina A
(fígado e produtos derivados). O excesso dessa vitamina pode trazer danos ao bebê.

- Álcool
A sua liberação e contra-indicação é controversa. Mesmo os órgãos oficiais divergem uns dos outros. Entre beber e não beber, a minha opinião é que a grávida opte por não ingerir bebidas alcoólicas durante toda gestação e lactação. Para a maioria, parar de beber neste período é algo fácil e mais simples do que apenas reduzir o consumo. Apesar de não haver provas de que pequenas quantidades de álcool não causam danos ao feto, o hábito de beber durante muito tempo e em grande quantidade certamente causará.

- Sal em excesso
O ideal é moderar, principalmente se já está com pressão alta, pois isso só irá agravar o quadro. Experimente temperar e preparar os alimentos com uma parte de sal para três de ervas naturais ou secas (manjericão, orégano, tomilho, alecrim e coentro) e evite alimentos enlatados, embutidos e defumados que são riquíssimos em sódio!

- Amendoim
Para que os bebês e crianças não desenvolvam asma, eczema ou rinite. Verifique na lista de ingredientes dos cereais matinais, biscoitos, bolos e sobremesas industrializadas se contém amendoim!

Regras Gerais

Evitar a ingestão de alimentos light sem orientação médica. A gravidez não é momento de pensar em perder peso!
ATENÇÃO:
Lave bem e higienize frutas, legumes e verduras antes do preparo e do consumo, evite alimentos crus e com traços de sangue aparente, leite e derivados não


Leia também o que as grávidas devem ingerir nesta fase

 http://bbel.uol.com.br/dieta-e-corpo/post/gravida-saiba-o-que-pode-e-nao-comer.aspx 

Fonte: www.bebel.com.br 

 

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br