Embora muitos apreciem seus sabores, grande parte da população, que por sinal, atualmente não é muito adepta ao consumo de verduras e legumes, não costuma incluir estes itens no prato.
A berinjela é uma hortaliça com baixo valor calórico, alto teor de água, rica em fibras e composta por nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, vitamina C, fósforo, potássio e magnésio.
Ainda falando de suas características nutricionais, a pigmentação de cor roxa da berinjela deve-se a presença de um composto bioativo denominado antocianina, que apresenta importante atividade antioxidante.
Um mito bastante comum relacionado a este vegetal é de que o consumo da água da berinjela ajude a reduzir o colesterol e a hipertenção. Na atualidade, muitos estudos clínicos não evidenciaram qualquer comprovação científica que justifique essa afirmação. Os efeitos benéficos da berinjela decorrem do consumo integral do alimento, fonte de fibras.
*Abobrinha*
A abobrinha possui baixo valor calórico contendo fibras, magnésio, potássio, complexo B e carotenoides, que além de serem substâncias precursoras da vitamina A, também estão dentro da classe de compostos bioativos com ação antioxidante.
Na culinária podemos utiliza la recheada, em tiras imitando o macarrão ou mesmo em preparados para conserva.
Para não errar no momento da compra, observe se as cascas da berinjela e da abobrinha estão íntegras e brilhantes, sem manchas e machucados, conferindo também se estão firmes ao toque. Alguns vermes, comuns em hortas, podem penetrar nessas hortaliças, sem risco a saúde, mas ruins no enfoque visual.
Incluir mais verduras e legumes na dieta é um dos primeiros passos para ter uma dieta mais saudável e por isso, vale a pena repensar e criar novos hábitos.